sexta-feira, 3 de abril de 2009

Projeto: Meu Amigo Bicho

CEI William Castelo Branco Martins
Araguaína – TO/Brasil
Projeto: Meu Amigo Bicho
Duração: 3 semanas


JUSTIFICATIVA:

As crianças nutrem um verdadeiro fascínio pelos animais, que na visão delas são irresistíveis como os brinquedos, mas com atrativos a mais: são seres animados, com vida, sentimentos e algumas necessidades semelhantes às do homem. O estudo dos animais traz associações concretas entre o ser humano, o mundo animal e a natureza. A criança sai do conceito eu para conhecer o outro, o que é muito saudável. Ao estudar os animais, os alunos aprendem sua própria natureza, as particularidades do outro, o meio ambiente, a cidadania e a responsabilidade.

OBJETIVOS:

· Reconhecer que os animais são seres vivos;
· Identificar as diferentes espécies e as classificações dos animais vertebrados e invertebrados;
· Conhecer e diferenciar animais domésticos e selvagens;
· Reconhecer os diferentes tipos de habitat, revestimento, alimentação, de reprodução, de locomoção, etc.
· Conhecer o processo de nascimento de cada animal;
· Conceituar e exemplificar animais aquáticos e terrestres;
· Reconhecer a importância dos animais para a cadeia alimentar e animais úteis e nocivos para o Homem;
· Identificar as muitas espécies de animais que estão ameaçadas de extinção.
· Conscientizar sobre os cuidados e preservação dos animais;
· Comparar os tipos de animais através da observação;
· Refletir sobre as características individuais de cada animal e o risco de extinção;
· Alertar as crianças sobre as doenças transmitidas pelos animais;
· Reconhecer os animais através dos sons que produzem;
· Nomear o animal de estimação;
· Associar escrita de nomes, letras e textos;
· Saber que o equilíbrio ecológico é essencial para a sobrevivência dos seres vivos, pois em equilíbrio a natureza pode oferecer moradia e alimento suficiente para todos;
· Trabalhar noções matemáticas de: contagem oral, tamanho, quantidade, posições, cores e formas;
· Desenvolver o raciocínio lógico, as expressões oral e corporal, a coordenação motora grossa e fina, a criatividade e a imaginação;
· Estimular o hábito da leitura e da escrita através de pequenos textos, poesias, músicas e histórias infantis.
DESENVOLVIMENTO:

· Roda de conversa;
· Atividades didáticas mimeografadas;
· Desenhos livres e dirigidos;
· Recorte e colagem;
· Brincadeiras de imitação;
· Confecção de painel coletivo;
· Quebra-cabeça;
· Pinturas com guache, giz de cera e lápis-de-cor;
· Músicas e modelagens;
· Interpretação de cenas;
· Dramatização dos animais utilizando fantoches;
· Alinhavo;
· Ginástica cantada;
· Jogo da memória;
· Pesquisa em livros e revistas de gravuras de animais diversificados;
· Dramatização de histórias e poesias;
· Exibição de vídeos sobre animais
· Brincadeiras livres e dirigidas;
· Dobraduras;
· Máscaras;
· Leitura visual através de gravuras;
· Desenhos para colorir;
· Trabalhando o conceito matemático de contagem, quantidades, tamanhos, cores, formas e posições;
· Atividades permanentes de recreação, brinquedos diversos, TV e vídeo, parquinho.

CULMINÂNCIA:
Exposição dos trabalhos realizados durante a execução do projeto, brincadeiras e músicas utilizando máscaras de animais.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada a partir do envolvimento das crianças nas atividades realizadas e na atitude adotada por elas em relação aos animais.



BIBLIOGRAFIA:

RODRIGUES, Gerusa Pinto. O dia-a-dia do professor. Ed. Fapi: MG, 2003.
RAMOS, Vânia Moraes. FERREIRA, Maria José Hott. Crescer sabendo ser. Ed. Fapi: MG,2002.
CARVALHO, Míriam Cristina Cazante. Projetos Pedagógicos 3º milênio. Ed. Gráfica Claranto: MG, maio 2000.
P.S.: Este projeto foi desenvolvido em outubro de 2008 pelo CEI onde trabalho.
Bjokas

Nenhum comentário:

Postar um comentário